Parcerias e debates estratégicos para as relações institucionais e governamentais

No dia 26 de outubro, os associados Abrig puderam participar de debates enriquecedores sobre temas diretamente relacionados à atividade de relações institucionais e governamentais (RIG), promovidos por meio de parcerias com a entidade.


Pela manhã, o debate teve como ponto de partida a temática “Investimento Estrangeiro: riscos e oportunidades na democracia”. O evento foi promovido pelo Instituto Monitor da Democracia (IMD), em Brasília, e contou com a participação de membros da Diretoria Abrig - Eduardo Fayet, vice-presidente; Rafael Favetti, conselheiro de ética; e Katiane Gouvêa, 2ª tesoureira - como painelistas, além da mediação do jornalista Brenno Grillo. O bate-papo foi idealizado por Márcio Coimbra, presidente do IMD e vice-presidente da Abrig, com o apoio de Carolina Venuto, presidente da Associação. 


O turismo, a infraestrutura, a sustentabilidade e as energias renováveis foram alguns dos principais tópicos apontados como fundamentais para o investimento no Brasil. “A sustentabilidade é o caminho para o investimento e o Brasil tem um grande potencial com a biomassa produzida aqui”, afirmou Katiane. Além disso, os participantes também falaram sobre os gargalos, como as altas taxas de juros, que engessam o governo e enrijecem a atividade produtiva, e a baixa porcentagem do PIB destinada à infraestrutura do país. 


Também contribuíram com o debate o senador Irajá, o deputado Júnior Bozzella, Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES, e Roberto Dumas, professor de economia do Insper. Após horas de amadurecimento sobre o tema, Favetti constatou que “a matriz para investimento estrangeiro é o Poder Judiciário independente”. O evento estará disponível nos canais do YouTube do IMD e da Abrig em breve. 

Na noite do dia 26, o encontro online “Ciclo ILP + Abrig de iniciativas inovadoras e boas práticas em RIG” foi promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e mediado pelo diretor regional da Abrig SP, Andrew Greenlees. O evento será realizado mensalmente e é mais uma entrega conjunta das entidades para discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Agenda 2030 -, com a finalidade de conhecer os cases finalistas do Prêmio Marco Maciel 2023 e explorar as estratégias de relações institucionais e governamentais em cada projeto. 


O primeiro bate-papo da série recebeu a entidade vencedora da categoria “RIG em Organização Privada ou Mista”, a Fundação Doutor Amaral Carvalho, com o projeto “Vidas Cuidando de Vidas e RIG”. Antônio Navarro, diretor superintendente da Fundação; Ricardo Conti, secretário da Saúde de Lençóis Paulista/SP; e Antônio Barata, presidente da Casa Ronald McDonald Jaú/SP abordaram a experiência e as estratégias utilizadas para a implementação dos Ambulatórios Avançados de Lins e Lençóis Paulista e da Casa de Apoio Ronald McDonald, que forneceram suporte para a população adulta e infantil no atendimento oncológico. 


Segundo Navarro, as iniciativas implementadas e a assistência social dos mais de 5 mil voluntários do Hospital Amaral Carvalho aos pacientes e suas famílias colaboram para o não abandono do tratamento contra o câncer. Em pesquisa realizada entre 2002 e 2007, constatou-se que o índice de cura e sobrevida desses pacientes foi elevado para 12%.


O evento está disponível na íntegra no YouTube da Abrig e do ILP


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.