Abrig promove Missão Internacional em Washington para debater democracia e práticas de lobby nos EUA

A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), em parceria com a Casa Política e o Monitor da Democracia, realizará entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, em Washington D.C., a Missão Internacional para Washington – Democracia e Política Americana: Lobby nos EUA.


O objetivo da iniciativa é proporcionar uma experiência prática de imersão no sistema político norte-americano, explorando as práticas de lobby, o funcionamento das instituições e os mecanismos de influência e articulação política. A programação contempla visitas a instituições estratégicas, encontros com especialistas e atividades culturais que ampliam a compreensão do papel do lobby na formulação de políticas públicas e no fortalecimento da democracia.


A agenda inclui encontros em centros de referência do debate político, como o Americans for Tax Reform, o The Dialogue, o CSIS – Center for Strategic & International Studies, o Hudson Institute e o American Enterprise Institute, além de atividades com a SpaceX e reuniões sobre consultoria ESG.


Durante essa missão, será realizada a primeira edição internacional do Prêmio Abrig Marco Maciel Américas, no dia 15 de outubro. A premiação reconhecerá empresas e organizações que se destacam no fortalecimento das Relações Institucionais e Governamentais e na construção de pontes entre Brasil e Estados Unidos. Trata-se de um marco importante para a internacionalização do prêmio, que já é referência no Brasil.


Essa iniciativa visa promover a visibilidade internacional ao trabalho de profissionais e instituições que fortalecem a democracia e o diálogo público-privado.


Consolidação da agenda global de RIG


Em 2024, a Abrig também esteve nos Estados Unidos em uma missão internacional que resultou na assinatura de um acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA). 


O documento ressalta o papel da associação na construção de pontes internacionais em prol da democracia e da qualificação da atividade de Relações Institucionais e Governamentais.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.