Ambiental, Social e Governança são os pilares do novo Comitê da Abrig

No dia 17 de agosto, a Abrig instituiu o novo Comitê ESG, grupo temático de debates e ações que irá atuar de acordo com os pilares Social, Ambiental e Governança - do inglês ESG. A iniciativa marca mais uma ação da entidade em busca da constante adequação às necessidades do mercado e qualificação dos profissionais de relações institucionais e governamentais (RIG).


A Carta Compromisso do Comitê - documento que estabelece os objetivos e os eixos de atuação do grupo -, foi entregue num gesto solene ao presidente do Conselho de Ética da Abrig, Paulo Castelo Branco. Durante a homenagem, Paulo Castelo Branco falou sobre a importância da criação de um Comitê que se preocupa com a governança. “Nós temos interesses econômicos e sociais, mas acima de tudo, temos o compromisso de fazer o nosso trabalho com transparência e com ética, para que mantenhamos o respeito que conquistamos nesses 15 anos de trajetória como associação”, disse.


De acordo com as finalidades estabelecidas na carta, o novo grupo assume compromissos nos três eixos que formam a sigla ESG. Ambiental (E), que refere às práticas de conservação do meio ambiente; Social (S), voltado para a sociedade como um todo, atuando em atividades como promoção das igualdades de gênero e raça, estímulo à diversidade e proteção de dados, e Governança (G), que desenvolve o engajamento da liderança, buscando transparência na gestão, controle de riscos e compliance, preservação dos direitos dos acionistas e respeito aos stakeholders.


O evento contou com as participações de Andrea Pinheiro, do Grupo Sabin, e de Michael Becker, da Nature Invest, e foi mediado por Bernhard Smid, diretor da Abrig e diretor-executivo da Matchmaking Brazil. Os convidados falaram sobre as experiências e as estratégias já adotadas nas empresas em que atuam e sobre a importância de assumir os compromissos com a ética, com o meio ambiente e com a sociedade ao implantar as melhores práticas de ESG.


“As práticas e os aspectos ESG contribuem para que a empresa estabeleça uma atuação socialmente responsável, seja sustentável e que entregue valor para cada um dos seus stakeholders, ou seja, são ações que contribuem tanto para a sociedade, quanto para os negócios e para o planeta”, afirmou Andrea Pinheiro.


As estratégias de ESG são, sobretudo, compromissos que as empresas assumem em sua gestão corporativa. Não são consideradas, por exemplo, políticas públicas. Para Michael Becker, a atuação dos agentes de RIG é fundamental nesse aspecto, pois são eles que apresentam aos legisladores soluções inovadoras que atendam às necessidades do mercado e que contribuam com impactos positivos para a sociedade em sua amplitude.


Segundo a diretora da Abrig e coordenadora do Comitê ESG, Giuliana Franco, o novo Comitê pretende promover o diálogo temático que agregue ao profissional de RIG conhecimentos e vivência sob a ótica ESG e, para além disso, objetiva também ampliar a discussão sobre a regulamentação da atividade de RIG. “O Comitê tem como foco a discussão da tríade Ambiental, Social e Governança, bem como a construção de caminhos para que a ética e o compliance sejam constantemente debatidos pela entidade, sobretudo no tocante à regulamentação do lobby”, comentou a coordenadora.


O evento de lançamento do comitê foi realizado na sede da Amcham Brasil, em Brasília, e contou com o patrocínio da Matchmaking Brazil e da Nature Invest.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.