Case Rede Governança Brasil vence PMM 2022 na categoria "ESG e Compliance em RIG"

O Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) tem como seu principal projeto social a Rede Governança Brasil (RGB), iniciativa que tem por objetivo disseminar as boas práticas de governança tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina. A RGB conta com cerca de 500 voluntários e tem como iniciativa destaque o Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras. 


A Abrig realizou entrevistas com representantes de todas as instituições vencedoras nas sete categorias do Prêmio Marco Maciel 2022. Confira abaixo o que disse a representante do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) sobre a conquista do 1º lugar na categoria "ESG e Compliance em RIG".


ABRIG: O Prêmio Marco Maciel premia as melhores práticas na atividade de Relações Institucionais e Governamentais. Do ponto de vista profissional e da instituição que você representa, qual a importância de receber esse reconhecimento?


REPRESENTANTE DO IGCP: Para o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) receber o Prêmio Marco Maciel foi um reconhecimento de todo nosso empenho e nossa dedicação desde 2019, quando começamos a investir e acreditar na tese da política de governança que beneficia a administração pública brasileira. Somos mantenedores exclusivos do projeto da Rede Governança Brasil (RGB), pois concluímos que, de fato, valeu a pena alocar recursos e investir num projeto tão bonito e importante para o Brasil, no momento em que nosso país precisa de investimento em políticas que possam renovar a esperança de uma nação melhor. 


O trabalho da RGB é disseminar as boas práticas de governança e, para nós, a governança é uma política pública. Nosso produto mais forte, hoje, na RGB são as mentorias voluntárias, feitas com diversos municípios. E quem percebe os resultados dessa iniciativa são os cidadãos, ao contar com gestores mais bem preparados em sua cidade. Temos, portanto, a certeza de que todo esse trabalho - de gerar valor público para a sociedade e uma governança mais fortalecida no Brasil - nos dão a certeza de que estamos no caminho certo.


ABRIG: Fale brevemente sobre seu case vencedor.


REPRESENTANTE DO IGCP: A Rede Governança Brasil é uma associação sem fins lucrativos que foi fundada em 2019 para disseminar as boas práticas de governança pública no Brasil e na América Latina, promovendo a importância da tese da política de governança. A Rede foi fundada, justamente, para que essa disseminação ganhasse força e capilaridade nos estados e nos municípios brasileiros, e começasse uma transformação cultural no nosso país, com ferramentas de gestão e de governança necessárias para que comecemos a colher resultados de menos fraude, menos corrupção e maior accountability


Nós entendemos que as prefeituras precisavam de apoio na implantação das políticas de governança em seus órgãos públicos e, a partir daí, criamos o  Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras, com mentorias gratuitas que hoje são o maior produto social da RGB. Já atendemos mais de 28 municípios e esse serviço beneficia não apenas a prefeitura e o servidor público, mas também toda a comunidade daquele município, pois temos como  resultado prefeituras mais bem organizadas, que utilizam ferramentas de gestão, fazem planejamento estratégico e capacitam seus líderes para avaliar e monitorar políticas públicas.


ABRIG: Como o trabalho que você inscreveu contribui para a sociedade e/ou para fortalecer a atividade de relações institucionais e governamentais?


REPRESENTANTE DO IGCP: O case da Rede Governança Brasil é formado por um time de voluntários com mais de 500 pessoas, e estamos em todos os estados brasileiros e em mais 10 países. Os voluntários atuam não apenas nas mentorias, mas em todo o projeto da Rede que conta com mais de 30 Comitês Temáticos, ligados às áreas de compliance, saúde, educação, infraestrutura, indústria, inclusive o Comitê do PL da Governança – que tem trabalhado para aprovar o PL da Lei Geral da Governança. 


Com os Comitês Temáticos nós unimos esforços tanto do público quanto do privado. Nós evitamos as questões político-partidárias e focamos na política de governança, a fim de trazer resultados transformadores para o nosso país. Os voluntários são pessoas de diferentes áreas e esferas, o que promove um networking grande e diversificado, com autoridades tanto do setor público, quanto grandes empresários do setor privado. Outros dois comitês interessantes são o ligado à governança no Legislativo – que discute ações de melhoria das políticas de governança focado em outros segmentos além das prefeituras - e o comitê voltado ao ESG público, que pretende definir o conceito e incluir sua aplicação nas mentorias voluntárias. A RGB possui diversos comitês, cada um com foco específico de trabalho, que proporcionam uma comunicação saudável e gera sinergia entre todas as áreas interessadas.

-

Clique aqui para acessar a íntegra do case Rede Governança Brasil.


O case do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público foi inscrito no Prêmio Marco Maciel 2022 por Cintia Lima, assessora de imprensa da instituição.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.