Prêmio Marco Maciel 2022 celebra as melhores práticas nas relações institucionais e governamentais

A edição 2022 do Prêmio Marco Maciel foi realizada na noite de 20 de setembro, em Brasília. O evento, lançado em 2017 pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – Abrig, reconhece e dá visibilidade à excelência na atuação de profissionais e de instituições ligados às atividades de relações institucionais e governamentais (RIG).

Para Carolina Venuto, presidente da Abrig, a importância do Prêmio Marco Maciel se traduz no reconhecimento da rica atividade de RIG e na valorização das instituições que trabalharam com ética, transparência e eficiência na defesa de interesses.


Durante a cerimônia, a presidente e o 1º vice-presidente, Marcos Lima, celebraram os 15 anos da Associação e parabenizaram, também, os conselheiros, diretores, coordenadores de comitês e os mais de 400 associados da Abrig - personalidades fundamentais na consolidação da entidade e da atividade de RIG no país.


O grande destaque da noite foi o lançamento da Prática Recomendada em RIG, certificação exclusiva da Abrig. A qualificação é indicada para pessoas físicas e jurídicas que buscam o aprimoramento nas atividades de relações institucionais e governamentais e um destaque estratégico no mercado.


A premiação teve início com a vitória da Celepar - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná na categoria RIG em Organização Pública; o Itaú Unibanco foi o vencedor na categoria RIG em Organização Privada ou Mista; já a ABIPTI - Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação venceu em RIG na Sociedade Civil Organizada. A imprensa também foi premiada e o Poder360 levou o troféu pelo Jornalismo sobre Atividade de RIG. A Transparência Eleitoral Brasil ganhou o destaque na categoria Protagonismo Feminino; e o Ibmec Brasília, em Instituições de Ensino em RIG. O Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) foi o vencedor na categoria ESG e Compliance em RIG.


Izabela Colleres, membro do Conselho Fiscal do IGCP, falou sobre a conquista do primeiro troféu do Instituto. “Esse é um prêmio relevante, importante e conhecido que nos confirma que estamos no caminho certo nas nossas ações, pensando no social, no ambiental e na entrega de resultados reais para a sociedade”.


Segundo Anna Maria Maciel, viúva do ex-vice-presidente Marco Maciel, o Prêmio é uma homenagem, sobretudo, ao trabalho de um parlamentar. Ela destacou a importância da Abrig no esforço pela regulamentação no Congresso da atividade profissional. “O sonho da regulamentação da atividade de lobby foi um sonho dele que começou ainda quando deputado federal, e a Abrig tem muita responsabilidade pela trajetória que esse sonho está tomando, de termos, em breve, a relação entre o público e o privado devidamente respeitada e valorizada”, afirmou.


O Prêmio Marco Maciel 2022 contou com o patrocínio do Itaú Unibanco, da Hexa Brasil, da Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers, do Grupo Farma Brasil, da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação, da Vector Relações Governamentais e Institucionais e da Lapa Advogados Associados.


O vídeo completo da premiação está disponível no Canal Abrig, no YouTube. Acompanhe os conteúdos do evento nas redes sociais da entidade.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.